A flexibilização das jornadas de trabalho vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente quanto a modelos (híbrido ou remoto). Além de melhorar a rotina, essa mudança impulsiona a produtividade e promove um ambiente mais saudável. Paralelamente, a modernização e a inteligência artificial (IA) continuarão a transformar a dinâmica profissional, impactando desde a indústria até os serviços financeiros, saúde e marketing. Entenda mais neste Conexão Ilimitada.
Impacto da tecnologia e novas oportunidades no mercado
A digitalização tem sido apontada como uma das tendências mais relevantes para o futuro. Segundo pesquisa da Infojobs, 60% dos respondentes consideravam a ampliação do acesso digital como um fator transformador. Além disso, estima-se a criação de 170 milhões de novas ocupações até 2030, representando 14% do total de empregos atuais. Apesar da substituição de 92 milhões de ocupações pela automação (8%), haverá um saldo positivo de 78 milhões de oportunidades, correspondendo a um crescimento de 7%.
Rebecca Fischer, cofundadora da Divibank, destaca como as mudanças tecnológicas alteraram a prioridade dos profissionais e sua relação com o mercado: “O conceito de qualidade de vida mudou muito nos últimos anos, ainda mais com novas tecnologias. Hoje, é um recurso para ajudar na permanência do colaborador. Então, há muitos anos atrás, antes da pandemia, era muito raro ver vagas híbridas ou remotas, mas isso já virou uma realidade hoje em dia e, às vezes, mesmo as empresas mais presenciais têm opções como o ‘Work From Anywhere’, ou seja, você pode atuar de qualquer lugar, às vezes por duas, três semanas, dando um pouco dessa flexibilidade”, aponta.
Na prática, o impacto dessa cultura no dia a dia também é notável. Luiza Soares, analista júnior de Marketing da Divibank, compartilha sua experiência: “Trabalhar de casa transformou a minha rotina de forma muito positiva. Agora, eu consigo começar o meu dia com mais calma e fazer coisas antes quase impossíveis para mim, como praticar uma atividade física logo cedo e tomar meu café da manhã com tranquilidade. Isso me ajuda a iniciar o dia com mais energia e concentração. Outro grande benefício é não precisar enfrentar o trânsito caótico de São Paulo todos os dias. O tempo do deslocamento até o escritório, agora eu posso usar para fazer as minhas coisas pessoais e também adiantar algumas tarefas do trabalho, começando o dia sem correria.”
Bem-estar como diferencial competitivo nas organizações
A valorização do conforto não apenas melhora o ambiente para os funcionários, mas também impacta diretamente a rotatividade e a performance organizacional. Quem investe no equilíbrio da saúde dos colaboradores tende a reduzir índices dos desafios mais comuns enfrentados pelas corporações atualmente, como apontado por Anita Bernardo, Key Account Manager da ODILO. “Isso é crucial para garantir a produtividade e retenção de talentos. Pessoas com a saúde física e mental em dia são mais comprometidas, criativas e focadas. Quando uma empresa prioriza o bem-estar da sua equipe, ela reduz fatores como estresse, burnout, turnover e outros mais, favorecendo o desempenho individual e coletivo”, afirma.
Com a modernização e a implementação de novas tecnologias, assegurar a satisfação do time se torna um diferencial competitivo para as corporações. A busca por modelos mais flexíveis e saudáveis pode ser um dos principais pontos para atrair e reter pessoas nos próximos anos.
Quer aprender mais dicas de carreira para se alavancar no próximo ano? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado instantaneamente quando houver uma oportunidade para você.
Saiba mais sobre como a qualidade de vida deve ser prioridade nas empresas, nesta matéria. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais dicas sobre o mercado de trabalho e estágio.