A transformação digital é um processo inovador e assertivo para as empresas. Na era da tecnologia, quem investe, busca os melhores resultados e uma otimização para as tarefas com maior tempo de realização. Na prática, a corporação é mais competitiva no mercado e será um destaque. Acompanhe, nesta matéria, como melhorar a produtividade do seu negócio.
Com a inteligência artificial, existem muitas alternativas para otimizar diversos setores de uma companhia. Seja no atendimento ao cliente, na organização de documentos, no desenvolvimento de atividades e em muitos outros sentidos. O futuro estará cada vez mais em evolução, por isso, investir nessa vertente é fundamental para um crescimento.
De acordo uma pesquisa do McKinsey, 91% dos funcionários afirmaram usar a IA no trabalho, acreditaram no auxílio em uma série de habilidades, desde pensamentos críticos até a criatividade. Segundo um outro levantamento, 72% das empresas do mundo já a adotaram, um avanço significativo comparado aos 55%, em 2023.
Além da melhora da organização como um todo, implementar esses métodos facilita os processos internos. “Investir na experiência digital dos funcionários não apenas aumentará a produtividade, mas também fortalecerá o engajamento e a retenção de talentos”, afirma Rubens Daniel Junior, head innovation Latam da Getronics.
Manter o colaborador como o centro no ambiente de trabalho é significativo para existir uma constância das atividades na equipe. Assim, impulsionando o seu trabalho e satisfação para atuar de forma íntegra. Dessa forma, algumas estratégias podem ser elaboradas ao longo do caminho.
Otimização de processos
Como já citado anteriormente, a automatização de processos reduz a repetição das tarefas e um possível “retrabalho” em atividades. Além de auxiliar na resolução de problemas, rapidez e oferecer uma melhor experiência para os usuários. Na prática, os meios de comunicação como e-mail, telefone, mensagens instantâneas, garantem respostas ágeis e personalizadas.
Para Daniel, a IA não pode limitar a criatividade humana, mas atuar como um suporte. "Ela deve ser aplicada a tarefas repetitivas, reduzindo erros e aumentando a eficiência. Assim, os colaboradores se concentram em atividades estratégicas", afirma.
Agilidade na comunicação
As ferramentas digitais permitem o acesso às informações necessárias para a realização das funções, assim, elimina a espera por dados. Quando as equipes possuem rapidez nesse processo, não existem interrupções e as tomadas de decisões se tornam mais eficientes.
Esse método também colabora com o alinhamento entre o time, ter o controle é essencial para uma entrega positiva. A comunicação em tempo real ajuda a garantir o acesso à mesma página, sem ter problemas de conexão. Também permite uma solução de demandas de forma compartilhada.
Melhora na experiência dos colaboradores
Com maneiras diversificadas e assertivas, os funcionários se sentem mais motivados dentro da esfera laboral. Por isso, definir métricas, é uma solução essencial para ambas as partes estarem em sintonia. Logo, um bom atendimento vem de um local saudável.
Para Ciro Gabriel Belli, gerente de prospecção do Nube, a IA tem um forte impacto nas tarefas em equipe. “Ela pode distribuir tarefas de acordo com as habilidades de cada integrante e monitorar o progresso. Logo, teremos mais eficiência e a certeza de todos estarem na mesma página, minimizando mal-entendidos e aumentando a eficácia”.
Ainda segundo Belli, a inteligência artificial, quando utilizada com discernimento, colherá diversas melhorias para os modelos da sua empresa. Além de estar alinhado com o futuro do mercado e todos os passos em prol da evolução.
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